quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um pouco de História ....

Com o retorno dos soldados americanos após a segunda grande guerra, os mesmos pareciam decepcionados com as motos fabricadas em seu país (Harley e Indian), pois haviam pilotado máquinas mais leves, rápidas e divertidas em sua estadia no velho continente. Assim, passaram a customizar suas motocicletas, pois suas marcas nacionais não estavam dispostas a isso. Não sabiam, mas estavam criando o embrião de um dos estilos de customização mais cultuado e difundido no mundo todo: as famosas CHOPPERS!

O termo Chopper, vem do verbo em inglês “To Chop”, que significa literalmente cortar, ou mais precisamente, remover partes desnecessárias, reduzir paralamas ou outros componentes em busca de um visual clean e customizado, assim como leveza suficiente para também priorizar a velocidade. O ato de cortar (ou encurtar) algumas peças é chamado em ingês de Bobbing, que deu início ao primeiro nome desta forma de customização, chamado na ocasião de BOBBERS. Aproximadamente na década de 1970, elas passaram definitivamente a ser chamadas como conhecemos até hoje, Choppers, e o filme Easy Rider, estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper, ajudou a mostrar ao mundo e popularizar o estilo Chopper.

Após a era da disseminação do estilo, as pessoas passaram a procurar formas de se obter uma Chopper, porém, devido a ausência de oficinas especializadas na transformação, os motociclistas passaram a “produzir”, a partir de motos originais, suas próprias versões, ao melhor estilo “faça você mesmo”.As peças retiradas das motos eram normalmente: parabrisas ou carenagens, paralamas dianteiros, bancos muito grandes, protetores de motor, faróis dianteiros muito grandes, entre outros.Outra característica marcante do estilo é o alongamento das bengalas, que faz com que a roda dianteira se distancie do quadro da moto, produzindo um visual único, muito apreciado pelos americanos. O guidão também era modificado, muitas vezes era levantado, ou então substituído por um composto de uma barra reta, conferindo um visual diferenciado em ambas as opções.

Quanto às rodas, a dianteira apresenta um pneu mais estreito e de aro grande, podendo até apresentar 21 polegadas de diâmetro, e a traseira utiliza aros menores, de 15 ou 17 polegadas, mas com pneus extremamente largos, podendo chegar a incríveis 350 mm de largura! O tanque e o farol dianteiro são menores que o original, ou em alguns casos customizados, alongados ou assumindo formas diferenciadas, para redução de peso e para proporcionar o visual exclusivo.

Uma confusão muito comum entre leigos ou até mesmo entre apreciadores das duas rodas é o de chamar de Chopper qualquer motocicleta, principalmente uma original modelo Custom. Muitos acham que uma Harley-Davidson, Indian, Intruder, Vulcan, Marauder, entre outras customs originais, são Choppers, porém, uma Chopper é uma moto modificada, e segue uma linha específica de customzação. Portanto, as motos citadas acima somente serão Choppers se passarem por tais transformações.

O estilo Chopper é mais do que uma simples customização de uma motocicleta, é sim um estilo de vida, uma identidade, de raízes históricas e com muita personalidade, que desde os tempos em que foi criado, até os dias de hoje, oferece destaque e exclusividade ao piloto, além de prazer ao pilotar sua máquina exclusiva!
http://www.choppers.com/
http://www.streetchopperweb.com/

Um comentário:

  1. E aí man, seu blog tá bem bacana, tô curtindo,,,
    Quanto as kuvas, mede seu dedo de mandar tomar no c* até a base dele e até o pulso, com isso dá pra ter idéia...
    abs
    Ol'Jones

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